História da CLiP

Em 11 de novembro de 2005, Douglas J. Silva e Fábio Pedro Racoski iniciam a Lista do Yahoo grupos da Casa Livre de Pasárgada, a pas-clip:
http://br.groups.yahoo.com/group/pas-clip/.

Juntam-se a estes, ainda em novembro: Mateus Passos Silva, Henrique Rabelo, Leonardo Antonini, Rubens Figueiredo e Tiago Valenciano. Inicia-se a redação do Manifesto e do Estatuto.


Em dezembro de 2005, Tiago Valenciano apresenta sugestões para o logotipo. Em 20.12.2005, Estatuto, Manifesto e Logotipo são definidos. Douglas Silva deixa a Comunidade.

No mês de Janeiro de 2006, Mateus Passos deixa Pasárgada. Jeison Dick junta-se ao grupo.

Fevereiro de 2006: Fábio e Rabelo, por serem Oradores, não podem participar do lançamento da Casa, sob o risco de perderem o mandato. Nas eleições para a 13a. Legislatura, Fábio e Tiago são eleitos Oradores, como apartidários. Tiago deixa o grupo dos clips.

A partir de março de 2006, Rubens Figueiredo e Henrique Rabelo prosseguem na tentativa de lançar a nova casa política.

Em Abril, Guilherme Queiroz junta-se ao grupo. E Jeison Dick confirma presença, juntamente com Leonardo Antonini. Estes cinco lançam, a 19 de Abril de 2006, aniversário do Patrono Manuel Bandeira, o Manifesto da CLiP - Casa Livre de Pasárgada, em lista nacional. Rubens Figueiredo assume como Presidente e Guilherme Queiroz como Secretário Geral.

Maio de 2006. Thatiana Prata associa-se à lista da CLiP, como observadora. Pouco depois, deixa Pasárgada. Debate-se internamente o apartidarismo e a reforma da constituição.

Em junho, o Parlamento nomeia Rubens Figueiredo, como Orador suplente por Icária, devido à saída da Oradora Thati Prata.

Para concorrer à 14a. Legislatura, a CLiP lança Rubens Figueiredo por Icária, Henrique Rabelo por Éfaté e Guilherme Queiroz por Inverness. Os dois primeiros se elegem, em julho, dando à Casa o maior número de votos.

Em 01.08.2006, o Parlamento escolhe Rubens Figueiredo como Primeiro Ministro e Henrique Rabelo como Segundo Orador. Guilherme Queiroz vence eleição interna e assume a Presidência da Casa.